POR QUE PRECISO DO SEGURO RESPONSABILIDADE CIVIL?
o síndico pode ser responsabilizado judicialmente por problemas com fornecedores, prestação de contas, erros, e até por se omitir?
POR QUE PRECISO DO SEGURO?
É fundamental ter cuidado para fazer uma administração correta, haja vista a legislação da atividade ser muito ampla.
2 motivos que mostra a importância do Seguro
1 – Síndico contrata uma empresa e/ou pessoa física para realizar alguma obra/reforma no edifício e por má execução do serviço o prédio ou alguma estrutura do risco vem a desabar. A empresa e/ou PF contratada é responsável pela má prestação do serviço e o síndico pode igualmente ser responsabilizado, por exemplo: por não conferir se o contratado está apto para realizar a obra; se possuem seguro de responsabilidade civil operações ou outro que seja específico para o serviço prestado, e dependendo de todo o dano, outros eventos poderão ser questionados e levados a ação judicial.
2 – Condomínio vertical com elevador, condômino deficiente visual abre a porta do elevador do condomínio, que estava em manutenção, precipitando-se no poço de translado, sofrendo a queda sobre a cabine da máquina, resultando no seu falecimento. Condomínio poderá sofrer ação de indenização por danos materiais e morais, e o réu pessoa física (síndico) ao pagamento de indenização por ser responsável pelos danos, responsabilizado pela não adoção das medidas e cautelas necessárias para a eficaz cientificação dos moradores acerca do serviço de manutenção que se realizava no elevador.
Se em uma destas situações for você Sr Síndico o que você irá fazer?
Para isso conte com o Seguro RC para Síndicos e Administradores de Condomínio.
COBERTURAS DO SEGURO
• Defesa
Caso você precise se defender de uma reclamação feita por um terceiro reclamando do seu serviço, ou seja, entendendo que causou algum dano material ou moral e entre com uma ação judicial pedindo indenização, o plano de defesa judicial o seguro Protector garantirá todos os gastos necessários para a sua defesa, tais como: honorários de advogados, depósitos recursais, fianças, contratação de perito, sucumbências e demais despesas do advogado com condução, hospedagem e gastos similares. Portanto, todo o transtorno que você poderia ter com a sua defesa estará coberto pelo Protector.
O PROTECTOR GARANTIRÁ AS DESPESAS DE SUA DEFESA EM UMA AÇÃO CIVIL, CRIMINAL OU QUESTIONAMENTO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR
A cobertura, é claro, será restrita aos casos relacionados à prestação do seu serviço profissional, mesmo que tal reclamação seja falsa ou não tenha fundamento e será coberta mesmo que você ganhe a ação futuramente. Não há aplicação de franquia para esta cobertura.
• Condenações
Na hipótese de a justiça entender que você foi o responsável pelos danos reclamados pelo terceiro e determine que você deve indenizá-lo, os valores da condenação serão pagos pelo Protector diretamente ao terceiro, limitado, porém, ao valor de cobertura contratado.
Neste caso, como uma equipe de especialistas já estará acompanhando seu caso desde o início, serão tomadas todas as providências necessárias para o pagamento da indenização e finalização definitiva do processo serão tomadas.
• Acordos
Caso seja possível celebrar um acordo e evitar todos os transtornos que uma ação judicial traz, o Protectorfará o pagamento direto ao reclamante.
Este tipo de situação pode ocorrer de duas formas: na esfera judicial e, neste caso, o advogado responsável pela defesa já estará ciente do valor autorizado para celebrar o acordo. Ou através de um acordo extrajudicial feito através dos advogados de defesa que serão instruídos a celebrar o acordo até o valor aprovado pelo Protector.
• Ressarcimentos
O Protector também garantirá cobertura caso um terceiro manifeste a você que o seu serviço causou algum tipo de dano e peça uma reparação de danos, sob pena de acioná-lo judicialmente.
Se seu cliente manifestar que quer receber uma compensação financeira por algum dano que você tenha eventualmente causado, entre em contato com o Protector relatando o que ocorreu, o pedido do terceiro, os prazos, valores e demais informações, para que seja avaliada a melhor forma de conduzir o caso.O aplicativo de ressarcimento ainda pode ser acionado caso você mesmo entenda que poderá sofrer uma demanda por algum possível dano. Assim, a equipe Protector se antecipará nas medidas preventivas de solução do caso, para evitar que ele se torne uma reclamação formal ou mesmo uma ação judicial.
• Indenizações
Na hipótese de a justiça entender que você foi o responsável pelos danos reclamados pelo terceiro e determine que você deve indenizá-lo, os valores da condenação serão pagos pelo Protector diretamente ao terceiro, limitado, porém, ao valor de cobertura contratado.
Neste caso, o Protector tomará todas as providências necessárias para o pagamento da indenização e finalização definitiva do processo.
• Proteção a reputação
Caso o Segurado sofra um dano à sua reputação decorrente da sua prestação de serviço profissional, o Protector cobrirá as despesas necessárias para assessoria de imprensa e assessoria de reabilitação de imagem, para a preservação da reputação do segurado.
• Calúnia, Injúria e Difamação
Caso algum terceiro entenda o Segurado praticou algum ato de calúnia, injúria ou difamação de forma involuntária durante a prestação de seus serviços, o Protector fará a sua defesa para este tipo de situação, bem como fará o pagamento da indenização, caso seja necessário.
• Custos emergenciais
Caso o Segurado tenha que fazer qualquer tipo de contratação ou pagamento de forma intempestiva com o intuito de mitigar ou minorar os possíveis impactos do sinistro e que não haja tempo hábil de comunicar a seguradora, a seguradora fará o devido reembolso de tais despesas.